Faq. Fale com a gente

Ainda tá um pouco perdido sobre o NO.V.A? Este é um espaço onde você pode tirar suas dúvidas.

Perguntas Mais Frequentes

“Nós Vivemos o Amanhã” se propõe a ser uma plataforma digital de crowdsourcing, para intercâmbio de soluções inovadoras que melhorem a vida da população, baseadas em seus problemas concretos, expectativas e necessidades.

Queremos pensar que o futuro é construído agora, por meio de nossas atitudes no dia a dia. Temos hoje mais ferramentas e mais informações do que já tivemos em qualquer outro período da existência do ser humano sobre a Terra. Precisamos pensar naquilo que ficará para as próximas gerações.

Por isso, convidamos você para participar desse movimento que irá ajudar a construir soluções para um futuro melhor. Entenda abaixo, como participar.

  • Geral

    O que é o movimento NO.V.A?

    O Movimento NO.V.A – Nós Vivemos o Amanhã – é um projeto de estudo, experimentos e soluções inovadoras e colaborativas visando melhorar as nossas vidas no futuro, baseado no uso inteligente de recursos, levando em consideração temas como: eficiência energética, hábitos de consumo de água, alimentos e produtos, geração distribuída de energia, destinação de resíduos, impacto ambiental, mobilidade urbana, tecnologia e inovação.
    Serão ouvidas e discutidas ideias de muitas pessoas para montar o projeto de construção de um modelo de moradia inspirada em aplicações e usos de coisas no futuro.

    O que é crowdsourcing?

    Crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.

    Para que serve essa plataforma?

    Essa plataforma serve para que as pessoas enviem suas ideias e contribuam para ajudarem a desenvolver soluções no futuro. Desta forma, poderemos identificar quais são os anseios da maioria das pessoas e o que elas esperam ter em suas residências daqui há 10, 15 anos para que se sintam bem e vivam confortavelmente.

    Como eu posso ajudar a construir a casa NO.V.A?

    Você pode se cadastrar na plataforma e enviar suas ideias sobre como deveria ser o futuro, o que deveria ter nessa casa e como você gostaria de que os produtos funcionassem. Para fazer isso, basta você participar dos desafios que estão disponíveis. Você também pode acessar as redes sociais do projeto para ter acesso a outros conteúdos e se inspirar.

    Facebook: https://www.facebook.com/nosvivemosoamanha
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2UHFDXxL0q8vB1Fe79_nuA
    Twitter: https://twitter.com/nosvivemosoamanha
    Google Plus: https://plus.google.com/108278392569751147718

  • Cadastro

    Quem pode participar contribuindo com ideias?

    A princípio, qualquer pessoa poderá participar, desde que tenha uma conta de email válida, porém, alguns desafios serão um pouco mais específicos. Verifique as regras de cada desafio.

    Sou menor de idade, posso dar ideias mesmo assim?

    Sim, você poderá participar, sendo que seus pais, ou responsáveis legais, precisarão se responsabilizar legalmente caso você ganhe algum dos prêmios que a plataforma irá oferecer.

    Sou uma empresa, como posso contribuir para o projeto?

    Se você representa uma empresa e se interessou pelo projeto, entre em contato conosco através do “Contato” para entender como poderá fazer parte do movimento NO.V.A.

    Que dados pessoais eu preciso fornecer?

    Para se cadastrar na plataforma é preciso fornecer seu nome, e-mail e uma foto (opcional) e criar uma senha. Também é necessário incluir outros dados como endereço e CPF para confirmar sua participação nos desafios.

    Criei meu cadastro e não inclui uma foto, posso colocar depois?

    Sim. Para fazer o cadastro é preciso ao menos inserir nome e e-mail, mas você pode a qualquer momento inserir uma nova foto, através da sua página de usuário.

  • Participação

    O que eu posso fazer dentro da plataforma?

    Dentro da plataforma você poderá enviar quantas ideias quiser, além de curtir, comentar e compartilhar ideias dos outros. Quanto mais ativo você for, mais pontos você terá e mais chances de ganhar os prêmios que serão distribuídos em alguns desafios.

    Como posso colaborar com ideias?

    Basta escolher um desafio e participar. Todas as ideias precisaram ter um título e um texto que acompanhe a ideia, como no exemplo abaixo. Quanto mais conteúdo explicativo tiver, melhor será a oportunidade de usarmos e desenvolvermos sua ideia, o que não invalida ideias curtas e sem muitos detalhes.

    Sou muito criativo. Posso dar mais de uma ideia?

    Sim. Você pode enviar quantas ideias quiser em quais desafios quiser. Queremos ouvir ao máximo o que você tem a dizer. Você também poderá compartilhar as ideias que mais gostou para que as pessoas possam conhecê-la.

    Posso enviar qualquer tipo de ideia?

    Sim. No entanto, a ideia deverá estar relacionada a uma das categoriais disponíveis. Assim será mais fácil para outras pessoas encontrarem suas ideias.

    Todas as ideias precisam ter obrigatoriamente uma imagem ou vídeo explicativo?

    Não. As ideias precisam ter ao menos um título e um texto. No entanto, se você incluir imagens e vídeos sua ideia se tornará mais atrativa para os outros interagirem.

  • Premiação

    O que são esses desenhos que aparecem abaixo da minha foto quando estou logado?

    Esses desenhos são chamados badges. Eles informam o seu avanço dentro da plataforma. Quanto mais você interage, mais pontos você ganha e vai ativando novos badges de acordo com a tabela abaixo:

    Para que servem os Rankings?

    Os rankings servem para informar quais são as pessoas mais ativas nos desafios da plataforma. Através dele, você pode conhecer quem são os participantes mais interessados em contribuir e descobrir o que eles tem a dizer. Pelo ranking geral, você também poderá acompanhar o seu progresso em todos os desafios.

    Como eu faço para ganhar pontos e me tornar o “Oráculo”?

    Para ganhar pontos você precisa incluir suas ideias e interagir com as ideias dos outros participantes. Quanto mais interessantes forem suas ideias, mais chances você terá das pessoas se interessarem e interagirem com suas ideias. Só uma pessoa poderá ser o “Oráculo” na plataforma.

    Quantos pontos preciso para sair do perfil de iniciante, o “Desbravador”?

    Para deixar de ser um Desbravador, você precisa acumular 25 pontos. Os pontos são creditados na sua conta de acordo com as interações que você faz.

    Como eu faço para ganhar prêmios?

    Alguns desafios estão distribuindo prêmios, por meio de Concurso Cultural. Leia atentamente o regulamento de cada desafio. Para aumentar suas chances de ganhar prêmios, você precisa interagir com as ideias que são colocadas na plataforma. Os prêmios serão distribuídos de acordo com sua colocação final no ranking de cada desafio, de acordo com cada etapa divulgada no regulamento.

    Quais são os prêmios aos quais eu estou concorrendo?

    Os prêmios variam de acordo com o desafio. Verifique na página Desafio o regulamento específico de cada concurso.

  • Implementação das ideias

    Todas as ideias inseridas na plataforma vão ser executadas?

    Não. Cada desafio terá sua comissão específica. Todas as ideias serão lidas e analisadas por uma comissão que irá estudar a viabilidade de execução das ideias.

    Eu vou ganhar alguma coisa se uma das minhas ideias for escolhida?

    Não. Você só ganha prêmios de acordo com os regulamentos estabelecidos de cada desafio. No entanto, as contribuições implementadas serão citadas da plataforma e/ou redes sociais com os nomes dos idealizadores.

  • Contato

    Ainda estou com algumas dúvidas, o que eu faço?

    Envie um e-mail para contato@nosvivemosoamanha.com.br que ficaremos felizes em esclarecer as suas dúvidas.