Desafios. Desafio de Resíduos

Desafio de Resíduos

O que você faria para melhorar a forma como lida com seus resíduos?

Se você pudesse sugerir ideias para melhorar a maneira como lidamos diariamente com os resíduos produzidos em nossas casas, em nossa comunidade, nos processos de fabricação dos produtos que consumimos, na maneira geral como a sociedade lida com os resíduos produzidos pelo o mundo, que alternativas você gostaria de propor?

Somos responsáveis pelos resíduos de tudo que consumimos. Você já parou para pensar para aonde vai seu lixo depois que ele deixa a sua casa? Se você não der um destino correto ao material que descarta, a chance de ele ir parar em locais inapropriados como rios e mares, por exemplo, é enorme. 

É preciso pensar em soluções para o futuro e fazer sua parte a partir de hoje. Colabore com ideias aqui na plataforma e seja mais responsável com os resíduos que produz. A vida do nosso planeta depende das nossas atitudes!

Participe!

Você pode ganhar uma bike elétrica, além de camisas e ecobags.

Envie suas ideias até o dia 19/02!

Regulamento de Participação

Este é um contrato juridicamente válido e vinculante celebrado por meio eletrônico entre a Ampla Energia e Serviços, CNPJ 33.050.071/0001-58, operadora e gestora do SITE www.nosvivemosoamanha.com.br (“SITE” ou “NOVA”),  e você, usuário do SITE (“usuário”). Ao entrar no SITE, submeter ideias ou informações, e de qualquer modo utilizar suas funcionalidades e recursos, você declara sua aceitação das condições deste Contrato, sem ressalvas.

1.    Apresentação. O Movimento Nós Vivemos o Amanhã é um projeto que tem como principal objetivo encontrar soluções inovadoras que vão melhorar as nossas vidas no futuro, partindo das ideias sugeridas pelos usuários. Baseados nos nossos problemas, expectativas e necessidades de hoje, queremos buscar alternativas para um futuro melhor. O NO.V.A é uma iniciativa liderada pela Ampla, a distribuidora de energia que está presente em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da PUC-RJ e da FGV. Para isso contamos com a participação de todas as esferas sociais: cidadãos, universidades, empresas, governos e todas instituições interessadas em mudar a maneira como iremos interagir com nossas casas e o ambiente no futuro. A partir das ideias reunidas na plataforma sairão os conceitos que darão origem a casa NO.V.A. e a outras iniciativas que a empresa possa vir a desenvolver no futuro.

2.    Objetivos. Reunir pessoas para inserir suas ideias a respeito da maneira como lidaremos com nossos resíduos no futuro. Baseados na lógica da participação colaborativa, nesse desafio os participantes são instigados a inserirem as suas colaborações. Todas as colaborações serão pontuadas e computadas para a distribuição de prêmios do concurso cultural.

3.    Duração do Concurso. O concurso cultural será desenvolvido a partir do dia 19/10/2015 e terminará no dia 19/02/2016. Nesse período o usuário será convidado a inserir ideias para responder ao Desafio de Resíduos. Ao final da fase de inserção de ideias, os usuários serão premiados de acordo com a lógica prevista nesse regulamento.

4.    Submissão de Ideias. Qualquer usuário poderá submeter ideias criativas durante o prazo permitido pelo SITE, que visem contribuir para o desenvolvimento das soluções para o manejo dos resíduos no futuro. Para isto o usuário deverá preencher os formulários disponíveis no SITE e submeter suas ideias no formato designado, acompanhada das demais informações solicitadas. O usuário declara sua inequívoca ciência de que a submissão de uma ideia não gera qualquer direito ou garantia de sua efetiva implementação. Cada usuário pode submeter um número ilimitado de ideias.

5.    Participação no Concurso Cultural. Qualquer usuário (pessoas físicas, maiores de 13 anos) que submeter ideias e interagir na plataforma, seja curtindo ideias, comentando ou compartilhando estará apto para participar do concurso cultural desde que complete seu cadastro na plataforma incluindo TODOS OS DADOS SOLICITADOS (nome, e-mail, data de nascimento, sexo, CPF (passaporte para estrangeiros),  cidade, estado, país e CEP). Ao preencher o cadastro e enviar a primeira ideia, o usuário já está participando e todas as suas interações valerão pontos de acordo com o item 8 deste regulamento. Não haverá limite para número de interações e envio de ideias. Quanto mais o usuário participar mais pontos ele irá ganhar.

6.    Da participação de funcionários. Qualquer pessoa poderá participar da plataforma, mesmo que seja funcionário, familiar ou prestador de serviço de qualquer uma das empresas envolvidas na realização, patrocínio e apoio do concurso cultural, ficando apenas proibida a participação dos envolvidos diretamente na realização do projeto.

7.    Mecânica da Plataforma. A plataforma servirá para a inserção e discussão de ideias que auxiliarão a pensar o futuro e as questões levantadas pelo movimento NO.V.A. e seus parceiros. Todas as interações (curtida, comentário, compartilhamento e envio de ideia) realizadas pelo usuário na plataforma serão pontuadas. De acordo com o somatório de pontos de cada usuário, ele será posicionado nos rankings de participação de cada desafio e no ranking geral, que será utilizado para premiar os usuários sempre que houver algum desafio cultural associado.

8.    Das interações. Todas as interações (ideia, curtida, comentário e compartilhamento) realizadas na plataforma renderão pontos para o usuário. O usuário também ganhará pontos se a sua ideia tiver muitas interações. Apenas os comentários realizados em artigos não valerão pontos.

Os pontos serão concedidos de acordo com a interação:

  • Curtida = 1 ponto
  • Comentário = 1 ponto
  • Compartilhamento = 10 pontos
  • Ideia = 20 pontos
  • Super Ideia = 300 pontos (concedidos se sua ideia receber mais de 300 curtidas ou mais de 30 compartilhamentos)

Atenção!

Os pontos são creditados automaticamente, porém só são validados após a moderação, por isso, poderá haver diferença de pontos no período de até 48h caso a interação não seja aprovada. O ranking é atualizado um vez ao dia.

Compartilhamentos no Facebook só serão válidos se forem feitos de maneira pública (Público ou para Amigos). Cada ideia pode ser compartilhada mais de uma vez, porém só a primeira vez irá computar pontos.

9.    Recompensas. Todas os usuários receberão recompensas através de  medalhas virtuais – badges – que serão liberadas conforme o nível de interação com a plataforma e de acordo com os pontos que for acumulando. Cada usuário poderá ganhar até 5 medalhas: Incentivador, Comentarista, Polinizador, Criativo e Mirabolante.

O progresso se dará de acordo com a pontuação abaixo:

    •    Incentivador = 10 ou mais curtidas

    •    Comentarista = 5 ou mais comentários

    •    Polinizador = 5 ou mais compartilhamentos

    •    Criativo = 3 ou mais ideias

    •    Mirabolante = 1 ideia com mais de 300 curtidas ou 30 comentários

10.    Das premiações. Todas as interações (ideia, curtida, comentário e compartilhamento) realizadas na plataforma renderão pontos para o usuário e farão com que ele concorra a prêmios. Conforme o usuário for acumulando pontos e subindo no ranking, ele será categorizado por níveis onde será atribuído um título que descreve sua interação. Os usuários poderão ser classificados como: Desbravador, Explorador, Transformador, Visionário, Mentor e Oráculo. Os prêmios serão distribuídos de acordo com duas lógicas: pontuação acumulada e a posição no ranking.

Esses títulos seguem a seguinte regra:

Pontos          

Lugar no Ranking

Desbravador (a partir de 5 pontos)          

Explorador (a partir de 25 pontos)           

Transformador (a partir de 100 pontos)

Visionário (do 50º ao 11º lugar)

Mentor (do 10º ao 2º lugar)

Oráculo (1º lugar)

 

a.    Prêmios por pontuação:

Os Desbravadores ganharão certificados de participação + convites para as palestras + badges online

Os Exploradores ganharão certificados de participação + convites para as palestras + badges online

Os Transformadores ganharão certificados de participação + convites para as palestras + badges online

 

b.    Prêmios por posição no Ranking Geral:

Os Visionários (até o 20º lugar) ganharão uma ecobag do projeto EcoAmpla

+ Certificados de participação

 

Os Mentores ganharão uma camisa do projeto EcoAmpla + uma ecobag do projeto EcoAmpla + Certificados de participação

 

O Oráculo ganhará uma bicicleta elétrica + uma camisa do projeto EcoAmpla + uma ecobag do projeto EcoAmpla + Certificados de participação

c.    Prêmios não-especificados:

O SITE poderá ainda fazer a distribuição de prêmios não indicados neste regulamento ou nos regulamentos específicos de cada desafio, durante o período de interação. Para isso, será avisado com antecedência por meio das redes sociais do movimento NO.V.A os critérios para concorrer e os prêmios que serão distribuídos.

d.     Critério de desempate:

Para fins de desempate no posicionamento do ranking serão considerados os cadastros mais antigos. O desempate é feito de maneira automática pela plataforma, levando em consideração a data do cadastro.

11.    Moderação. As ideias enviadas serão moderadas antes da sua publicação no SITE.

12.    Avaliação das Ideias. Todas as ideias submetidas serão avaliadas e moderadas por uma comissão composta por representantes indicados pela Ampla com o objetivo de assegurar que nenhuma ideia infrinja a Política de Privacidade e as Condutas de Uso da plataforma. Não caberão recursos ou pedidos de reexame das decisões, em nenhuma hipótese. Uma vez avaliadas, as ideias ficarão disponíveis no site para que possam ser avaliadas e discutidas pelos usuários.

13.    Critérios de avaliação. A comissão será apenas responsável por garantir que nenhuma ideia tenha conteúdo impróprio de acordo com o item 5.1 da Política de Privacidade. A avaliação das ideias será dada de acordo com a interação dos usuários que opinarão curtindo, comentando ou compartilhando. As ideias não serão avaliadas pela comissão a partir de critérios como viabilidade, originalidade e criatividade. O objetivo da plataforma é fomentar discussão e evolução dos temas aqui inseridos.

14.    Da interação dos usuários. O objetivo dessa plataforma é de fomentar discussões e apoiar participações sadias nos desafios inseridos no site. Por isso todos os usuários são convidados a participar de maneira justa da plataforma. Aqueles que não cumprirem as regras de Conduta de Uso, ou por ventura agirem de má fé para a aquisição de pontos, serão impedidos de participarem dos concursos culturais e terão suas atividades de colaboração na plataforma suspensas até que uma comissão julgadora avalie a continuidade do usuário no site.

15.    Do uso das ideias. A Ampla, o movimento “Nós Vivemos o Amanhã” e seus parceiros, não se comprometem a utilizar nenhuma das ideias sugeridas na plataforma para desenvolver o projeto de construção da casa NO.V.A. e nenhum outro projeto que venha a ser desenvolvido pelo NO.V.A.. No entanto, as ideias inseridas na plataforma terão sua viabilidade avaliadas de forma a saber se farão ou não parte de projetos. Fica vedado ao usuário o direito de contestar qualquer direito ou patente sobre produtos que venham a ser desenvolvidos a partir de ideias inseridas na plataforma.

16.    Do direito autoral sobre as ideias. Ao participar da plataforma e do movimento NO.V.A os usuários autorizam o licenciamento de suas ideias sob Creative Commons – Atribuição 3.0 Não Adaptada. (CC BY 3.0). E concordam que não irão receber nenhuma quantia em dinheiro ou premiação caso sua ideia seja utilizada no projeto.

17.    Da Entrega dos Prêmios. A entrega de prêmios será realizada ao final do desafio, com uma dinâmica a ser divulgada aos vencedores posteriormente pela organização.

18.    Cronograma. O cronograma previsto para a realização da etapa de inserção das ideias poderá ser modificado a livre critério do SITE, havendo, nesse caso, uma comunicação aos participantes. A fase de inserção de ideias nesse desafio acontecerá até o dia 19/02/2016.

19.    Garantias. O usuário declara e garante que a ideia submetida não infringe direitos de terceiros, em especial direitos de propriedade intelectual. O usuário responderá, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações, questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação a direitos autorais, patrimoniais, de propriedade industrial, de titularidade de terceiros, dentre outros, inclusive pela omissão de informações, durante o período que a plataforma ficar no ar.

20.    Obrigação de Indenizar. O usuário será obrigado legalmente a responder por toda e qualquer reclamação, reivindicação ou ação promovida por terceiros quanto a suposta violação de direitos de propriedade intelectual, isentando o SITE de qualquer responsabilidade quanto à licitude, idoneidade e originalidade das ideias e promovendo sua defesa em todas as esferas competentes. O usuário indenizará o SITE, suas filiais, empresas controladas ou controladoras, diretores, administradores, colaboradores, representantes e empregados por qualquer demanda promovida por outros usuários ou terceiros decorrentes de suas atividades no SITE, por seu descumprimento das Condutas de Uso ou pela violação de qualquer lei ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais e direitos de propriedade intelectual em geral.

21.    Cessão a Terceiros. O SITE poderá promover a cessão total ou parcial dos direitos patrimoniais das ideias a terceiros, sem necessidade de aprovação prévia do usuário. As obras inscritas nesse projeto podem ser compartilhadas nas redes na qual a Ampla e seus apoiadores e/ou patrocinadores participam (Facebook, Twitter, YouTube etc.) ainda que sem relação direta com este SITE.

22.    Inexistência de Vínculos. Este Regulamento não gera nenhum vínculo societário, empregatício, não constitui mandato, licença ou franquia entre o SITE e o usuário.

23.    Limitações de Responsabilidade. Na máxima extensão permitida por lei, o SITE não será responsável por qualquer perda ou dano ocorrido em razão do uso ou fruição de seus recursos ou funcionalidades. O SITE não garante a veracidade da publicação de terceiros, ainda que disseminadas através do seu SITE, nem faz qualquer garantia de adequação ou aplicabilidade prática de seu conteúdo. O SITE não se responsabiliza por qualquer dano, prejuízo ou perda no equipamento do usuário causado por falhas no sistema, no servidor ou na internet decorrentes de condutas de terceiros. O SITE também não será responsável por qualquer vírus que possa atacar o equipamento do Usuário em decorrência do acesso, utilização ou navegação no SITE na internet; ou como consequência da transferência de dados, arquivos, imagens, textos ou áudio. O usuário não poderá atribuir ao SITE nenhuma responsabilidade nem exigir o pagamento por lucro cessante em virtude de prejuízos resultantes de dificuldades técnicas ou falhas nos sistemas ou na internet.

24.    Propriedades do SITE. O uso comercial da expressão “NO.V.A.” e “Nós Vivemos o Amanhã” como marca, nome empresarial ou nome de domínio, os conteúdos das telas relativas aos serviços do SITE, assim como os programas, bancos de dados, redes e arquivos, que permitam que o usuário acesse e use sua conta são propriedade do SITE e estão protegidos pelas leis e tratados internacionais relativos à propriedade intelectual, e demais leis ou normas aplicáveis. É vedada sua reprodução ou uso por terceiros, sem prévia autorização.

25.    Conteúdo Vedado. O usuário não poderá enviar/postar conteúdo que: (i) desrespeite a legislação brasileira, de um modo geral e, em especial, as leis de direito autoral e/ou de propriedade intelectual; (ii) contenha imagens, mensagens ou qualquer classe de conteúdo de cunho pornográfico, pedófilo, racista, violento ou ainda ofensivo à honra, à vida privada, à imagem, à intimidade pessoal e familiar, ou de qualquer maneira ofensivo ou contrário às leis, à ordem, à moral e aos bons costumes; (iii) seja produzido com o intuito de cometer fraude ou estimular a prática de condutas ilícitas ou contrárias à moral; (iv) seja produzido sem a devida e prévia obtenção expressa de todas as autorizações e consentimentos de terceiros que eventualmente apareçam no conteúdo, sejam titulares de direitos autorais e/ou conexos de materiais inseridos no conteúdo, e/ou sejam titulares de direitos de imagem e/ou voz; (v) desrespeite a legislação eleitoral e partidária; (vi) tenham intenção de divulgar produto ou serviço ou qualquer finalidade comercial e (vii) tenham sido produzidos por terceiros.

26.    Comunicações entre as Partes. As comunicações decorrentes do exercício deste Regulamento serão enviadas por e-mail e terão validade sempre que dirigidas aos endereços informados no cadastro do usuário, sendo sua obrigação mantê-lo sempre atualizado. Todas as notificações e comunicações dirigidas ao SITE serão feitas por escrito e enviadas ao administrador dos serviços através do e-mail contato@nosvivemosoamanha.com.br

27.    Relações entre Usuários. O SITE não é responsável subsidiário ou solidário quanto às obrigações assumidas por um usuário perante outro ou perante terceiros. Todo o diálogo construído através da plataforma será de inteira responsabilidade dos usuários, estando o SITE desde já, autorizado a excluir qualquer usuário por falta de respeito as políticas de uso da plataforma.

28.    Legislação aplicável e foro de eleição. O presente Regulamento é redigido de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil e deverá ser interpretado conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração. Para dirimir qualquer questão oriunda deste contrato as partes elegem o Foro da Comarca de Niterói do Estado do Rio de Janeiro.

 

Este Regulamento de Participação é a versão 2.0 do Regulamento de Participação do Desafio de Resíduos, vigorando a partir da data de 17/12/2015 até que seja substituído por outro. Poderá haver alterações entre as fases da inclusão de ideias. Sempre que houver alterações significativas os usuários serão comunicados através do site e/ou por e-mail.

Participe agora deste desafio!

Envie sua ideia

Veja o que já está rolando neste desafio

Veja todas as ideias